quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Desigualdade Social

Eu estava estudando quando um trecho indicativo de distribuição de renda no Brasil me chamou muito a atenção:

“A desigualdade na distribuição de renda nacional é um dos fatores que caracterizam o subdesenvolvimento no Brasil. 50% dos mais pobres detêm apenas 12,0% da renda nacional; 30% dos intermediários detêm 22,0% da renda nacional, enquanto os 20% mais ricos detêm 66% de toda a renda do país.”

            E as vezes ainda me pergunto. “Como pode um país com tantos recursos como o Brasil, ser de 3° mundo,subdesenvolvido e não ir pra frente nunca?”. Este dado reflete bem a resposta do meu questionamento, reflete a realidade do povo.
            Depois é muito fácil subir os morros matando moradores e pessoas da comunidade, que julgam como bandidos traficantes. Isso tudo na verdade não passa de sensacionalismo barato por parte do governo, que terá que mostrar serviço ao mundo para sediar a Copa do Mundo e Olimpíadas. “O governo tem que mostrar que está fazendo algo, e qual é a solução?”. Guerra, Morte e Exaltação da carnificina.
“E onde fica a igualdade social com essas atitudes?”.Essa resposta eu ainda não encontrei, mas a única coisa que é nítida no Brasil é que a justiça é feita pros pobres,
a educação pública de boa qualidade é feita pros ricos, a exploração financeira e impostos é feito pros pobres e privilégios governamentais são feitos pros ricos.
Isso é realmente um desacato a um povo trabalhador e conquistador como o Brasileiro.

“Nos dê acessibilidade, educação de qualidade e trabalho digno, que mostraremos ao mundo quem são os verdadeiros BANDIDOS”


                                   Tarsila do Amaral – ‘Operários’-1933




2 comentários:

  1. Muito bom.Se todos tivessem coragem para falar a realidade e lutar pelos seus direitos e deste os soubessem,talvez o mundo iria um pouco mais para frente.

    ResponderExcluir
  2. Convenhamos, é bem mais fácil manipular uma população sem conhecimento, sem poder, sem domínio, manipular uma sociedade pobre do que a parte rica, que obtêm todo estudo e conhecimento da sua parte e de outras. O que um pobre hoje em dia pode fazer diante de um rico a não ser ser o seu serviçal? Servi-lo em troca de sua "vida" e de sua família? O que alguém que não conhece seus direitos e ganhou sempre migalhas do mundo, e encontra na guerra a perda, irá fazer diante de outros seres que encontra na guerra a vitória, oferece as migalhas e sempre soube que ninguém sabe de seus direitos?
    Faz muita falta os homens que brigaram por algo, não se sabe bem se foi mesmo por todos ou por si, mas sabe-se que tiveram força e foram além das barreras. Hoje na escola publica (a maior parte da população brasileira frequenta) não se é estudado a fundo homens que foram contra essa carnificina, não se é visto como a história do Brasil alguns homens, pode-se ver que alguns eram até do governo mas eram contra a forma de governar e foram a luta.
    O medo de defender o povo torna-os mais fácil de exilar do poder, pois se eles tem medo até de se defender imagine de dominar?

    ResponderExcluir