sábado, 18 de dezembro de 2010

Bicicleta Mobilidade Urbana

Automóveis em congestionamento X Ar puro, pedestres e bicicletasEm qual cidade você quer morar? Faça sua parte!
Alguma dúvida que o automóvel é um dos maiores problemas da humanidade na busca pela sustentabilidade?
No inferno na cidade de São Paulo, existe um automóvel para cada três pessoas. Além disso, o índice de ocupação por veículos não chega a 1,5 pessoas por carro. Isso significa que menos de 40% da população paulistana possui ou usufrui de um automóvel. No entanto, as políticas públicas são inteiramente voltadas para esta elite motorizada e individualista.
Qualquer metrópole que se preze, que realmente quer uma solução para a mobilidade, adota medidas de priorização do tráfego de bicicletas. Ainda mais se levarmos em consideração que a bicicleta é o meio de transporte mais limpo, saudável e sustentável que existe.
A cada dia, mais e mais bike-ativistas tomam as ruas de Sampa e do mundo todo para mostrar isso aos "cegos" motoristas em seus automóveis. É um movimento expressivo, que conta com adesão de milhares de anônimos.
Você sabia que tem uma lei municipal em São Pauloque obriga a construção de ciclovia quando uma avenida ou grande via é realizada? Isso significa que praticamente todas as obras de Sampa nos últimos anos são ilegais. A tal Ponte Estaiada é o melhor exemplo de priorização dos automóveis no transporte. Não podem circular por ela, ônibus, bicicletas ou pedestres.
Acredito que este assunto dispensa maiores explicações, então vamos às dicas:
Deixe o carro em casa sempre que possível: ele polui o ar, congestiona as ruas, degrada a cidade, causa estresse e favorece o sedentarismo. No espaço de 3 carros (geralmente com uma pessoa) pode circular um ônibus com 60 passageiros ou 20 ciclistas.
Use transporte coletivo: alguns minutos a mais no seu percurso tornam a cidade melhor para todos. Participe das discussões sobre transporte público e exija das autoridades melhorias no sistema do metrô e ônibus urbano.
Em distâncias até 6km, vá a pé ou de bicicleta: além de fazer exercício e economizar, você verá a cidade com outros olhos.
Respeite o ciclista e o pedestre: eles têm igual direito de circular nas ruas com segurança. Ao ultrapassar uma bicicleta, reduza a velocidade e mantenha distância. Nas faixas, a preferência é sempre do pedestre (a
não ser que exista semáforo específico). Respeite as calçadas, as áreas verdes e jardins e os rebaixamentos no meio-fio.

Bicicletada: a massa crítica das massas

Um carro a menos A Bicicletada é o nome em português para um movimento mundial conhecido como “Massa Crítica” (Critical Mass). Trata-se de uma iniciativa horizontal, sem líderes ou organização formal, um encontro de (re)ocupação das ruas e promoção do uso de transportes não-motorizados.
No Brasil, a Bicicletada acontece mensalmente em Curitiba, São Paulo, Joinville, Florianópolis, Aracaju e Rio de Janeiro. Outras cidades do país (Porto Alegre, Fortaleza e Santo André) têm Bicicletadas esporádicas ou já tiveram encontros de massa crítica no passado.
Em Portugal, eu sei que existe bicicletada, mas não consegui encontrar informações sobre quais cidades praticam a Massa Crítica regularmente.

Fonte: Irradiando Luz

4 comentários:

  1. é bom saber, que além de tu mostrar práticas esportivas saudáveis, tu também te preocupa com o despertar da consciência ambiental! poucos hoje se preocupam com isso! Infelizmente ninguem para pra pensar que a hora de agir é agora! e que o resultado da nossa "crise ecológica" é moral e espiritual.

    ResponderExcluir
  2. o "saudável" eu quis referir sobre natureza, o contato com ela!

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Opa. Obrigado pelas palavras. Eu acho bom saber que eu não estou focando louco, por que olhar pra essa realidade em que vivemos e se sentir diferente te deixa com essa sensação de não saber se "Eu estou louco ou o Mundo é que está?"

    ResponderExcluir
  4. "o mundo está ao contrário e ninguém reparou"

    siga lembrando disso!

    ResponderExcluir