quarta-feira, 7 de março de 2012

High-line em Joinville!!!

Definição de Slackline
       O slackline é um desporto de equilíbrio que se usa uma fita de náilon ancorada entre dois pontos fixos (geralmente árvores). O slackline diferencia-se da corda bamba de circo ou funanbulismo,pois neste a fita esta totalmente tensa, enquanto no slackline a fita é ligeiramente elástica, o que permite efetuar saltos e movimentos mais dinâmicos. Ainda utiliza-se um bastão de equilíbrio o que no slackline não é utilizado , pois o equilíbrio é buscado com os movimentos corporais. No slackline a tensão da fita pode ser ajustada para satisfazer o nível de experiência do praticante e atender a característica da prática.  

História do Slackline
       Não se sabe ao certo a origem do esporte slackline assim como é difícil atribuir créditos a uma pessoa como criadora do desporto. O que se sabe é que o slackline é uma evolução da prática tradicional do equilíbrio. Os primeiros registros surgem partir do feixe de trabalho de compensação da ginástica e da corda bamba circense. Recentemente a popularidade da prática explodiu com status de novo esporte alternativo de aventura, com o passar do tempo mais pessoas estão caminhando na fita e a pratica pode ser vista em praças, na cidade, camping, parques, etc.

Popularização no Vale de Yosemite
      Devido aos inúmeros recursos naturais e a capacidade de ser campo escola de montanhistas, o Parque de Yosemite ganhou popularidade mundial. A partir de meados da década de 50, muitos escaladores e montanhistas faziam peregrinações no parque para conquistar novas linhas de escalada, novas trilhas e descobrir lugares inexplorados. E conseqüentemente o parque se desenvolveu com a fama de ser o berço de esportes alternativos como montanhismo e escalada, slackline e base jump, free solo, base line e highline.
      Decorrente as atividades na montanha muitos escaladores ficavam
alojados em “acampamentos base”  após suas escaladas. Com isso foi tomado de forma diária, o equilíbrio como um passa tempo. Os escaladores inicialmente sem conhecimento da nova prática equilibravam-se em corrimãos de estacionamento, correntes e cordas esticadas entre duas arvores. Com o passar do tempo em meados do século 70 esse tipo de hobby se tornou cada vez mais popular no vale,
e os escaladores começaram a utilizar o próprio material de escalada para se equilibrar. Após a descoberta do esporte o título de hobby ficou de lado, após a prática constante os montanhistas começaram utilizar para aperfeiçoar o equilíbrio na escalada , uma forma de preparação física pois perceberam melhoras no equilíbrio e fortalecimento de pernas. 
(Fonte: Pesquisa Científica "A influencia da prática de slackline, no desenvolvimento do equilíbrio estático de meninos de 10 a 12 anos”)


High-Line em Joinville
      Nesta semana eu e o Sabiá meu parceiro de escalada, fizemos o que acredito que seja o primeiro highlining de Joinville. Nesta prática a fita é colocada há uma determinada altura do chão e protegida por ancoragens para dar segurança ao esporte.
      Com a experiência posso dizer que a adrenalina de caminhar na altura é muito semelhante à escalada em rocha. O controle emocional e psicológico são utilizados em todo momento desta prática.




Segue as Imagens:

                                           Ta ficando cada vez mais alto!
                                                    Trampo!!!
                                           Trabalhera!!!
                                           Adrenalina!!!


                                           Queeeeeeda!!!
                                          Dale Sabiá

Namastê

3 comentários:

  1. fala Dean Potter, huahuahua, mto massa véio, não vejo a hora de votaaaaaaaaarrr!!!!

    ResponderExcluir
  2. Salve mano Melara! Arranca esse dedo fora e volte a escalar o quanto antes. hahahaha
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  3. Blz brother, eu começei a faze o slack a uns 2 meses, fiko loco, mas, bem, minha pergunta é, você sabe onde tem um lugar em joinville que de para fazer waterline, num to achando, brigadão

    ResponderExcluir