terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Um Loop mais Seguro

loopOs loops são confiáveis?
Testes realizados em 1998 por Emanuele Pellizzari, um dos maiores especialistas europeus de material de montanha, no laboratório de Schio Vicenza, mostrou que os loops novos suportam de 1.575 a 2.500 Kg (cumprindo, assim a norma da CE), porém, com 2 ou 3 anos de uso podiam baixar para ridículos 700 Kg. Com as cadeirinhas em si, não acontece uma perda tão grande: chegam a uma resistência mínima de 1.200 a 1.700 Kg. Ainda que existam modelos que suportam maior carga, o certo é que a maioria dos fabricantes oferece uma segurança limitada ao tempo. E o que podemos fazer diante dessa incerteza? Talvez a solução mais sensata seja sobrepor outro loop que obviamente terá que ser montado.


Uma solução simples e eficaz
A superposição de outro loop não pretende ser alarmista. Não afirmamos que todos os loops aguentem pouco com o tempo, e sim que, diante da dúvida se nossa cadeirinha aguenta dois anos de uso contínuo (todos os fins de semana), parece razoável utilizar um bom cordelete, um diâmetro de 5,5 mm oferece entre 1.300 e 1.800 kg (85 cm bastarão). E por que não uma fita? Simplesmente para não aumentar o diâmetro do conjunto, que redundaria em volume e esforço desnecessário sobre o mosquetão de segurança.
Para fazer este backup, deve-se fechar o anel com um nó específico, o mais recomendado é o pescador triplo, porque com os nós habituais (oito por chicote, pescador duplo, etc.) existe risco do nó correr sobre uma carga elevada. Teremos assim um aro de uns 20 cm de perímetro que colocaremos em posição idêntica ao loop original da cadeirinha. Depois disso deveremos tencionar o loop de cordelete para apertar bem o nó. Para isso, basta nos ancorarmos na primeira proteção de uma via somente pelo cordelete. Convém recordar que naqueles modelos com loop com mais de 2 cm de largura, deve-se utilizar sempre mosquetões robustos, que superem os 2.500 kg e suficientemente amplos para que não interfiram com o nó do cordelete.
Fonte: Montanhistas de Cristo
http://www.marski.org/artigos/tecnicas/152-um-loop-mais-seguro
escrito por Claudney Neves
www.escaladanoceara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário