sábado, 9 de outubro de 2010

Brasileiros conquistam maior via do Espírito Santo

Os escaladores Oswaldo Baldin, Paulo Henrique Munhoz, Marcos Palhares e Hermes Pereira completaram mais um desafio na última semana. Os brasileiros conquistaram uma via de 800 metros na Pedra Paulista, em Itaguaçu (ES), considerada a maior do estado.

Os montanhistas precisaram de duas investidas para completar a subida. “Superou absurdamente nossas expectativas, tanto no quesito extensão de via, quanto a fatos de achar que seria uma linha fácil e rápida de se conquistar. Tudo um grande engano, o que gerou o nome da via: Nada é o que parece ser”, contou Baldin.

A via foi formada em uma linha toda em livre e em agarras e cristais, e protegida em chapas e com paradas duplas. A pesar de ter dado trabalho aos escaladores, o grau médio da via é em 4º, com algumas enfiadas com lances de 5º.

“Uma escalada que nos exigiu bastante na parte física e psicológica, mas que se resultou em algo extremamente gratificante. É incrível o poder do quanto a montanha tem a nos ensinar”, disse Baldin, que afirmou que a via é uma boa pedida para quem quer curtir uma longa escalada em um dia inteiro na montanha.
Fonte: www.altamontanha.com.br


http://www.youtube.com/watch?v=jfV_FXH42Kw&feature=player_embedded#!

Nenhum comentário:

Postar um comentário