Salve Galera. Neste domingo que passou estávamos cultuando a natureza quando resolvemos tirar uma carta de um livro de Buda para todos que estavam presentes. A mensagem foi forte e significativa para quem estava naquele momento e à todos que se identificarem com a mesma:
É DOCE VIVER ARDUAMENTE, E DOMINAR A SI MESMO!!
A VIDA É BASICAMENTE INSEGURA. SOMENTE A MORTE É SEGURA. ”SEGURO DE VIDA” É UMA ESPÉCIE DE CONTRADIÇÃO; SÓ PODE HAVER SEGURO DE MORTE. A VIDA É UMA AVENTURA, IMPREVISÍVEL. ASSIM A PESSOA TEM DE VIVER ARDUAMENTE. A VIDA É PERIGOSA; SOMENTE A MORTE É SEGURA. ASSIM, AS PESSOAS QUE QUEREM VIVER PROTEGIDAS MORREM ANTES DA CHEGADA DA MORTE, AS PESSOAS QUE QUEREM VIVER SEM NENHUM PERIGO NÃO VIVEM ABSOLUTAMENTE.
VIDA SIGNIFICA PERIGO, VIDA SIGNIFICA RISCO. VIDA SIGNIFICA IR SEMPRE DO CONHECIDO PARA O DESCONHECIDO, DE UM PICO A OUTRO, SEMPRE ESCALANDO PICOS QUE NÃO TINHAM SIDO ESCALADOS ANTES, SEMPRE SE MOVENDO EM MARES NUNCA ANTES NAVEGADOS SEM NENHUM MAPA, NENHUM ROTEIRO.
SOMENTE ENTÃO VOCÊ VIVE EM EXTASE, E SOMENTE ENTÃO VOCÊ SABE O QUE A VIDA É.
VIVENDO PERIGOSAMENTE, A PESSOA TORNA-SE ÍNTEGRA. VIVENDO UMA VIDA DE INSEGURANÇA, A PESSOA PASSA PELO FOGO E TORNA-SE OURO PURO. O ÚNICO MEIO DE SE TORNAR UM MESTRE DE SI MESMO É ENTRAR NO DESCONHECIDO DESTEMIDAMENTE, OU A DESPEITO DE TODOS OS MEDOS. BUDA CONVIDA-O PARA UMA VIDA ÁRDUA.
Nós não estamos vivendo arduamente. Nós não estamos tentando escalar novas montanhas, novos cumes. Nós ficamos mais interessados no conforto, na segurança, na proteção. Buda diz: É doce viver arduamente.
Você alguma vez se divertiu escalando uma montanha? É difícil. Você transpira, a respiração fica difícil, você fica cansado. E então você chega ao pico ensolarado e se deita na grama... – e que relaxamento e alegria brota do seu ser! O silêncio do pico e a árdua escalada, você chegou; e a alegria de chegar! Você poderia ter sido deixado ali por um helicóptero, mas, nesse caso, teria sido confortável.
Edmund Hillary poderia ter chegado ao pico do Everest de helicóptero, mas nesse caso, não haveria nenhuma conquista. Teria sido mais fácil, e ele tentou do modo mais difícil. E escreveu: Eu jamais havia conhecido tamanha bem aventurança. Quando cheguei ao pico, eu estava sozinho, o primeiro homem no Everest. Ninguém havia visto o céu daquele ponto. Foi puro êxtase. Ele dançou.
Mais cedo ou mais tarde, os ônibus estarão indo ate lá e os hotéis estarão La, e os cinemas, e aquilo vai ficar muito confortável. Não espere sentir o mesmo êxtase que Edmund Hillary sentiu, embora você estará ali de pé no mesmo lugar. Você parecerá um bobo, não entenderá porque Hilary dançou, não haverá motivo para tanto. Por toda volta, haverá hotéis e centros de informação para turistas, guias e tudo estará ali, disponível. O mundo todo estará ali. Você não entenderá o porque de Hillary ter gargalhado, ter se divertido tanto, você não sentirá nenhuma dança.
A vida é alegria somente quando você vive sem artifícios, quando você a vive em todo seu estado selvagem, quando você a vive naturalmente, espontaneamente. Sim, fatalmente haverá dificuldades, fatalmente haverá perigos, mas eles fazem parte da vida e sem eles, a vida não será vida absolutamente. Esse é o único modo de dominar a si mesmo....
_____________________________________________________________________________
Muita paz amor em nosso caminho...
NAMASTÊ!!