segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Morro do Cambirela

Este morro é uma ótima opção para quem mora em Florianópolis e região. Com 1043 metros de altura o morro do Cambirela é uma montanha localizada no município de palhoça em Santa Catarina. É o ponto culminante da região e muito imponente por sua altitude estar ao nível do mar. Para quem passa descendo de floripa para a Guarda do Embaú, vê a montanha que fica de frente para a Br 101. Esta montanha é protegida por muitas leis ambientais pois está localizada no Parque Estadual Serra do Tabuleiro, e por nascer lá sei que o bicho pega para desrespeitá-las. São três cumes de rocha alternando suas alturas o primeiro tem 960 metros e o ultimo tem 1043 metros. A trilha é de grau médio girando em torno de 4 horas para alcançar o cume. A mata nativa é a Mata Atlântica até os 900 metros depois perde suas características. Fizemos essa montanha no carnaval deste ano e o tempo não estava muito bom, mesmo assim o visual de cima do pico é muito bonito pois ela fica de frente para a ilha de Florianópolis e se avista grande parte do litoral catarinense de cima do cume. Finalizando aconselho o local para a prática de caminhadas ecológicas e para quem conhece melhor o local rapel em cachoeiras.

“Não alimente este sujo sistema”

Namastê

                                          Morro do Cambirela 1043 metros
                                          Fazenda na base do pico
                                           Início da trilha

                                          
                                         
                                          Primeiro cume 960 metros



quinta-feira, 25 de novembro de 2010

2ª Etapa do Catarinense de Escalada

Pessoal

Estão abertas as inscrições para a 2a. Etapa do Campeonato Catarinense de Escalada Esportiva - Modalidade Boulder, a ser realizado no dia 18/12 na One Escalada em Joinville.

Teremos as seguintes categorias:

Master Masculino
Amador Masculino
Feminino

Para se inscrever favor enviar email para: escalada.joinville@gmail.com, com as seguinte informações:

1-Nome Completo
2-Cidade
3-Categoria

A etapa terá inicio as 14h00, com a categoria Feminino, na sequencia o Amador Masculino e Master Masculino.

Serão 4 boulders por categoria, na dinamica de 5 minutos por boulder, com intervalo de 5 minutos entre cada um.

Maiores informações em breve juntamente com o cartaz de divulgação.

Saudações Montanhísticas

Marcio Hoepers



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Comandos Brasil Montanhismo e Escalada

A comandos brasil é uma loja que vende equipamentos para montanhismo, escalada e aventura. A nova loja da comandos inaugurou esse ano na avenida Getúlio Vargas, próximo ao colégio Elias Moreira em Joinville SC.
Para quem quiser comprar equipos para trekking, montanhismo ou escalada  recomendo a loja pela boa qualidade.

Contato-
SC - fone: 47- 3423 0083
e-mail: contato@comandosbrasil.com.br
site: www.comandosbrasil.com.br


                                         

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Psicobloc no Brasil



Vídeo irado sobre o Psicobloc em Arraial do Cabo Rj.
Vale a pena curtir.

domingo, 21 de novembro de 2010

Pico Paraná 2010



Video que fiz em cima do Pico Paraná na páscoa. O tempo muda muito rápido lá em cima. Muita PAZ a todos

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Circuito Vale Europeu


Hoje mesmo estava conversando com uma amiga sobre o Circuito Vale Europeu e resgatei muitas histórias engraçadas desse circuito de Cicloturismo. O Circuito Vale Europeu foi o primeiro do Brasil e passa por pequenas cidades de colonização Alemã no centro oeste de Santa Catarina. Rio dos Cedros, Pomerôde, Indaial, Apiúna, Dr Pedrinho e assim vai. O circuito resgata o estilo de vida dos colonizadores Europeus em Santa Catarina, desde culinária até casas em enxaimel. Os lugares são extremamente bonitos e preservados, muitas subidas e descidas, contato com a natureza, pedaladas em montanhas, campos fazendas e animais, estradas de barro batido, tomar banho de rio, cachoeiras e muitas histórias para contar fazem parte do roteiro do circuito. Fomos ano passado 2009, eu e a minha amiga Yara e não conseguimos completar os 7 dias do cronograma planejado pelo percurso. Do tempo que pedalamos temos boas recordações, como uma noite que acampamos sem saber dentro de um cemitério e pedaladas na chuva. Fica ai a dica para quem quiser se aventurar, o Circuito Vale Europeu é uma ótima opção e acrescenta muito no conhecimento cultural do participante.

Namastê

                                          Casas em Enxaimel
                                          Pedaladas em Montanhas
                                          Inumeras Subidas
                                          Fazendas e Campos
                                          Sai dae...

                                           Noite Acampados no cemitério



                                           Colonização Alemã

                                           Tombo que levei descendo um  morro. hahaha

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Escalada, Sombra e Água Fresca



Aproveitando que está todo mundo na onda de curtir os finais de semana curtindo o litoral, vou comentar sobre como é irado escalar no ambiente de praia. Eu particularmente gosto mil vezes mais de montanha do que de praia, por motivos de muitas pessoas alienadas sem consciência de natureza, pelo fato de ser modinha e assim vai. Mas os pontos positivos de escalar nesse ambiente é que as pedras geralmente estão secas e quando chove elas secam rápido pela exposição ao sol e vento. Você também pega um bronze curtindo um visual e as forças do mar e da rocha é irado. Como está chegando o verão, os cuidados são se hidratar bastante e passar protetor solar e o resto é só alegria. Passar os dias na rotina chata: Escala, come, Escala, legaliza, Escala, sombra, Escala, água fresca. O maravilha, isso é tudo que pedi pra Deus.

Namastê   








quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Para Refletir

DEIXANDO PARA TRÁS AS TREVAS DA CAVERNA

Imagine um grupo de pessoas que habitam o interior de uma caverna subterrânea. Elas estão de costas para a entrada da caverna e acorrentas no pescoço e nos pés, de sorte que tudo o que vêem é a parede da caverna. Atrás delas ergue-se um muro alto e por traz desse muro passam figuras de formas humanas sustentando outras figuras que se elevam para além da borda do muro. Como há uma fogueira queimando atrás dessas figuras, elas projetam sombras bruxuleantes na parede da caverna. Assim, a única coisa que as pessoas da caverna podem ver é este “teatro de sombras”. E como essas pessoas estão ali desde que nasceram, elas acham que a sombra que vêem são a única coisa que existe.
            Imagine agora que um desses habitantes da caverna consiga se libertar daquela prisão. Primeiramente ele se pergunta de onde vem aquelas sombras projetadas na parede da caverna. Depois consegue se libertar dos grilhões que o prendem. O que você acha que acontece quando ele se vira para as figuras que se elevam para além da borda do muro? Primeiro, a luz é tão intensa que ele não consegue enxergar nada. Depois, a precisão dos contornos das figuras, de que ele até então só vira as sombras ofusca a sua visão. Se ele conseguir escalar o muro e passar pelo fogo para poder sair da caverna, terá mais dificuldade ainda para enxergar devido a abundância de luz. Mas depois se esfregar os olhos ele verá como tudo é bonito. Pela primeira vez verá cores e contornos precisos; verá animais e flores de verdade, de que as figuras na parede da caverna não passavam de imitações baratas. Suponhamos, então, que ele se comece a se perguntar de onde vem os animais e as flores. Ele vê o Sol brilhando no céu e entende que o sol dá a vida as flores e aos animais da natureza, assim como também era graças ao fogo da caverna que ele podia ver as sombras refletidas na parede.
Agora, o feliz habitante da caverna pode andar livremente pela natureza, desfrutando da liberdade que acabara de conquistar. Mas as outras pessoas que ainda continuam lá dentro da caverna não lhe saem da cabeça. E por isso ele decide voltar. Assim que chega lá, ele tenta explicar aos outros que as sombras na parede não passam de trêmulas imitações da realidade. Mais ninguém acredita nele. As pessoas apontam para a parede da caverna e dizem que aquilo que vêem é tudo que existe. Por fim, acabam matando-o.  

Fonte: O mundo de Sofia "Romance da História da Filosofia" 


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Escaladas em Corupá na ESPN

Confiram no blog do Eliseu Frechou a matéria que foi ao ar no Planeta ESPN sobre as escaladas do setor do Braço Esquerdo, próximo a Corupá.
Para assistir a matéria é só clicar aqui.

Abaixo Daniel Casas na via Seixo-no-ia 9c - foto: Eliseu Frechou

Fonte: http://ecosdamontanha.blogspot.com

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Slackline na Universidade

A um tempo atrás recebi a proposta do professor Jerson Dutra na matéria "Esportes Alternativos" e da universidade da região de Joinville (Univille),  para ministrar duas aulas do curso de Educação Física. O objetivo das aulas era apresentar aos acadêmicos do curso o esporte Slackline, que por sinal poucos conheciam. As aulas se dividiram em duas partes, teórica e prática. O resultado foi extremamente positivo, pois a aceitação ao esporte foi muito grande resultando até mesmo em alguns tombos e muitas risadas.

Segue Algumas fotos da galera andando na fita:







sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Petzl.com - Vertigo Verdon



Salve galera. Após a trip desse feriado no crista, fiquei com inflamação o joelho esquerdo. Cheguei até em pensar que era picada de algum animal peçonhento, mais graças a Deus não é nada sério. Vo aproveitar o meu tempo de repouso para postar um vídeo que acho super interessante da empresa Petzl, que se mostra sempre com ótima qualidade em eventos e equipamentos.

Grande abraço a todos

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Monte Crista

Neste feriado de “Finados” fomos curtir uma montanha em grande estilo. A montanha escolhida foi o Monte Crista (967 metros), localizada no município de Garuva de formação de granito, na serra do mar e próximo da cidade de Joinville. Um local de preservação e encoberto pelo tapete chamado mata atlântica, abriga lindas paisagens ao longo da trilha que acredita-se fazer parte do caminho de peabiru, uma trilha inca feita para ligar o atlântico ao pacifico. A caminhada é de grau médio variando em torno de 4 a 6 horas para se alcançar o cume . De cima da montanha avista-se a Baia da Babitônga, Joinville, São Francisco do Sul e Itapoá. É recomendável tomar alguns cuidados no verão com animais peçonhentos como cobras jararacas que são freqüentes e aranhas. Tromba da água no final de tarde quente de verão é outro fator a se cuidar.
O monte crista é a montanha mais freqüentada da região norte de Santa Catarina, sendo o preferida dos montanhistas joinvillenses e da região. O visual é inexplicável, só estando lá em cima para ver com os próprios olhos. A montanha é simbolizada por uma formação rochosa no cume conhecido como “o Guardião” um conjunto de pedras semalhante a um homem sentando. Agora na primavera acima dos 900m os campos de altitude estão encobertos de flores coloridas o que da um diferencial a mais no visual do ambiente. Fizemos a trilha em 5 horas de subida e 4 horas de descida, contando com paradas. O feriado poderia se chamar “Corpus Crista” por que em três dias de montanha emagreci 1kg muito fácil devido a longas caminhas, fica ai a dica pra mulherada que freqüenta academias para se mostrar e não obtêm resultados. Vão se jogar no crista que vocês adquirem mais humildade e perdem uns quilinhos de brinde.

“Fuja dessa vida de ilusões, muita Paz a Todos”