domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pão de Açucar - Rio de Janeiro

Nesta semana o escalador de Joinville, Diogo Ranieri (Sabiá) saiu numa viajem para o Rio de Janeiro com o objetivo de escalar vias tradicionais e curtir as tão merecidas férias. Na investida escalou a "Via dos Italianos" na face norte do pão de açúcar. De quebra ganho belos dias na cidade maravilhosa com todo o seu lindo visual. Parabéns ao Sabiá, por que são atitudes como essa que fazem o  montanhismo de Joinville crescer.








sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Artigo Yoga!!!

Artigo Científico referente a influencias de um programa de yoga no controle do equilíbrio de pessoas com esclerose multipla.

Resumo: As práticas do Yoga são caracterizadas pela permanência numa condição de controle e conforto, onde não se estipula um padrão de execução e metas de desempenho motor. A esclerose múltipla é uma doença crônica desmielinizante que resulta de reações inflamatórias desencadeadas por mecanismos complexos de anormalidade imunorregulatória. É freqüente o acometimento do equilíbrio motor, podendo culminar na queda. Existe uma carência de estudos com relação à influência do Yoga no controle do equilíbrio de pessoas com esclerose múltipla. O objetivo desta pesquisa é avaliar a influência de um programa de Yoga no equilíbrio postural de pessoas com esclerose múltipla. Trata-se de uma pesquisa experimental com N=12 (doze), formado por pessoas com esclerose múltipla pertencentes ao Grupo de Esclerose Múltipla de Campinas e que nunca praticaram Yoga ou estão a pelos menos 01 ano sem praticar. O grupo experimental participou das práticas de Yoga uma vez por semana, com duração de 01 hora, durante o período de seis meses e o grupo controle não realizou as práticas. O equilíbrio foi avaliado através da Escala de Equilíbrio de Berg. Foi coletada também a percepção subjetiva do equilíbrio e o histórico de quedas através de questionário; essas avaliações e a avaliação da Escala de Incapacidade Funcional Ampliada (EDSS) foram realizadas no inicio e final do programa, quando foi oportunizado o programa de Yoga ao grupo controle. Constatou-se através da análise estatística dos resultados obtidos através da escala de Berg, que houve uma melhora significativa do equilíbrio postural dos sujeitos do grupo experimental em relação ao grupo controle, especialmente dos sujeitos com maior escore na EDSS. A percepção subjetiva retratou o que foi avaliado na escala de Berg.


http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000425660


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Voa Sabiá!!!




Vídeo do meu parceiro Sabiá, mandando a Via "Aedes Egipt 8b" No morro do Finder em Joinville SC.
Ta decoradinha que é uma beleza.
Abraço a Todos.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Arvorismo em São Bento do Sul

Neste sábado dia 12/02, fui com o pessoal da academia One Escalada para Campo Alegre com a intenção de escalar as vias da Cascata Paraiso. Infelizmente ao chegarmos na base das vias, percebemos que a rocha estava muito molhada e impossível de escalar devido aos ricos. Dali partimos em direção a São Bento do Sul para conhecer o parque Aracnos Montanhismo e ver oque iria rolar. Resumindo foi uma tarde de aventuras,
o pessoal curtiu muito pois o parque tem o maior circuito de arvorismo do Brasil. O parque é arvorizado, tem Paintboll, decoração rustica, parede de escalada, pendulo e muito mais. É uma ótima opção para quem mora nas proximidades e curte esportes de aventura. Fica ai a dica, mais adiante coloco mais fotos do pessoal

Site do Parque: www.aracnos.com.br

Namastê






Fonte de Fotos: Google

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

GRIGRI 2



Treininho ontem em Corupá tava irado, galera moida do treino de quarta no Mutucas e escalando quinta no Braço Esquerdo. As vias estavam molhadas mais mesmo assim foi astral, escalada e banho de cachoeira. Fica ae o vídeo divulgado a pouco tempo pela petzl do grigri 2.

Namastê

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Um Loop mais Seguro

loopOs loops são confiáveis?
Testes realizados em 1998 por Emanuele Pellizzari, um dos maiores especialistas europeus de material de montanha, no laboratório de Schio Vicenza, mostrou que os loops novos suportam de 1.575 a 2.500 Kg (cumprindo, assim a norma da CE), porém, com 2 ou 3 anos de uso podiam baixar para ridículos 700 Kg. Com as cadeirinhas em si, não acontece uma perda tão grande: chegam a uma resistência mínima de 1.200 a 1.700 Kg. Ainda que existam modelos que suportam maior carga, o certo é que a maioria dos fabricantes oferece uma segurança limitada ao tempo. E o que podemos fazer diante dessa incerteza? Talvez a solução mais sensata seja sobrepor outro loop que obviamente terá que ser montado.


Uma solução simples e eficaz
A superposição de outro loop não pretende ser alarmista. Não afirmamos que todos os loops aguentem pouco com o tempo, e sim que, diante da dúvida se nossa cadeirinha aguenta dois anos de uso contínuo (todos os fins de semana), parece razoável utilizar um bom cordelete, um diâmetro de 5,5 mm oferece entre 1.300 e 1.800 kg (85 cm bastarão). E por que não uma fita? Simplesmente para não aumentar o diâmetro do conjunto, que redundaria em volume e esforço desnecessário sobre o mosquetão de segurança.
Para fazer este backup, deve-se fechar o anel com um nó específico, o mais recomendado é o pescador triplo, porque com os nós habituais (oito por chicote, pescador duplo, etc.) existe risco do nó correr sobre uma carga elevada. Teremos assim um aro de uns 20 cm de perímetro que colocaremos em posição idêntica ao loop original da cadeirinha. Depois disso deveremos tencionar o loop de cordelete para apertar bem o nó. Para isso, basta nos ancorarmos na primeira proteção de uma via somente pelo cordelete. Convém recordar que naqueles modelos com loop com mais de 2 cm de largura, deve-se utilizar sempre mosquetões robustos, que superem os 2.500 kg e suficientemente amplos para que não interfiram com o nó do cordelete.
Fonte: Montanhistas de Cristo
http://www.marski.org/artigos/tecnicas/152-um-loop-mais-seguro
escrito por Claudney Neves
www.escaladanoceara.com.br

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Voltando a Atividade

Salve Galera, voltando a rotina e responsabilidades chatas na cidade como faculdade, trabalhos e estágios. Estou retornando com a santa rotina, afinal de contas sou mais um no Brasil da central. Achei que estas férias foram muito interessantes, por que busquei variar o estilo de treino de escalada. Desde se dedicar para um pico, dedicação para a linha, guiar, boulder na praia, dei algumas guiadas em tradicional e tudo mais. E o resultado já começou acontecer com conquista de algumas linhas que eu mesmo acreditava que demoraria a mandar. Mesmo não tendo a vibe de subir o grau de escala a todo custo, todo mundo curte a evolução e quanto mais experiente, mais cresce o leque de brinquedos que você pode curtir. Resumindo o negócio é curtir seja 10° ou 5° grau, por que este é o barato da escalada. “O melhor escalador é aquele que mais se diverte”.

Grande abraço a todos

Bom Retorno 

Namastê

                                               Campo Escola Finder
                                           Muita Finderização
                                                     Corupá
                                           La Esportiva
                                                Blocos em São Chico "Adrenalina mesmo"
                                           "Tradicional morro da palha"

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Desaparecido!!!




Meu primo Vinícius Vermhon está desaparecido desde a sexta feira passada. Ele tem 15 anos e morava no bairro Aventureiro. Se alguém tiver algum tipo de informação entre em contato comigo pelo email: urbano_ut@hotmail.com ou no número 3466-1536.

Obrigado