quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Boulder Alles Gute


Então galera. Fiquei sabendo que o pessoal da academia a Karin e o Alan tinham descoberto um bloco novo para boulder na rua Dona Francisca. Fui escalar essa
Semana terça-feira no bloco e gostei pra caramba da brincadeira. Da pra fazer uns treininhos de resistência ou escalar e desescalar para trabalhar técnica de pés. O local é de fácil acesso, ainda mais pra mim que freqüento o zoobotânico bastante, vou me divertir muito. O bloco tem mais ou menos uns 4 metros de altura, com agarras boas e partes em negativo. É aconselhável levar crash pad para não se machucar ou algum broder na Seg. O bloco tem 6 linhas principais, da esquerda para a direita Eisben 5º, Choucroute 6º, Alles Blau 6º, Alles Gute 5º, schwarzsauer 5+ e Prosit 5º. O nome do bloco se deu por que,enquanto a galera estava limpando as vias um grupo de pessoas vestidos com trajes germânicos,estava roubando a cena com destino a Ocktoberfest.
O bloco fica na rua Dona Francisca, na frente do PROCON e ao lado da Defesa Civil.

Tudo Bem? Alles Gut?

Bons Ventos




segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Equilíbrio e Concentração = Slackline

Salve Salve.
Aproveitando o tempo seco e bom para dar escaladinhas, eu e meu parceiro Sabiá estamos empenhados treinando quase há dois meses no morro do Finder. Curtindo o tempo que me separa da pedra do Caetano vou comentar um pouco sobre um esporte que está virando febre do momento, o slackline (linha bamba). O Slackline é um esporte que nasceu no vale de Yosemite por escaladores e é completamente ligado a atividades de montanha. Consiste em uma fita de equilíbrio, ancorada em dois pontos como arvores ou rochas. Os benefícios do slackline são diversos; a prática aumenta os níveis de equilíbrio estático e dinâmico, concentração, lateralidade e trabalho da musculatura proprioceptiva. Por essa e outras o slack é procurado por outros esportes como Montanhismo e Escalada,Judô, Yoga, etc.  Ano que vem vou desenvolver uma pesquisa científica e devo escrever mais sobre os resultados da pesquisa que vai ter o tema “Influencias do slackline na concentração e equilíbrio”. Então por essas e outras, vamos andar na fita e nos equilibrar não só na fita mais na vida como um todo.

Lugares para se praticar em Joinville:
Yoga no Parque, que acontece aos domingos das 10h as 12h.

Lugar para comprar Slackline em Joinville:
Comandos Brasil, av Getúlio Vargas próximo ao Elias Moreira


Namastê





quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Castelo dos Bugres

Salve Galera. Nos últimos dias ando bastante ocupado com trabalhos da faculdade e meus dias estão se resumindo na frente do computador estudando. Com tanto tempo na frente do PC resolvi dar umas olhadas em fotos antigas e me deparei várias vezes com fotos do Castelo do Bugres. Uma montanha linda que fica na serra Dona Francisca, sentido Campo Alegre a mais ou menos 40km de Joinville. A montanha é de fácil acesso com trilha bem marcada e a caminhada de grau leve durando em torno de duas horas para alcançar o cume. A montanha pode servir para diversas atividades como montanhismo, escalada, camping, trekking e pequenas caminhadas com a família. A altura é de 998 metros de pura adrenalina, sempre passando sob mananciais de rios, muitos macacos bugios e fauna privilegiada. Uma lenda regional refere que ali existe uma entrada para o centro da Terra. Uma outra lenda refere que, em noite de Lua Cheia, aparece um indígena montado em um cavalo branco. Peço a todos que vão se aventurar que cuide e respeite o ambiente de montanha com consciência.

Viva Arduamente, AVENTURE-SE
Bons Ventos... 









sábado, 16 de outubro de 2010

Novo Setor de Boulder!!!

Salve Galera. Ontem sexta feira dia 15/10/2010, rolo a inauguração do novo setor de Boulder na Academia One Escalada. As atrações foram um pequeno festival de escalada que conto com a galera de Joinville, Jaraguá e Campo Alegre, comes e bebes e apresentação de tecido acrobático. Parabéns a galera da academia One Escalada, que ajudo na construção do Setor e ao Alan e Karin que estão fazendo crescer o montanhismo e escalada em Joinville.





quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Morro do Finder!!!

Esta semana sou mais um na estatística de desempregados no Brasil, então já que não tenho trabalho vou me dedicar um pouco mais para a escalada. A meta até o fim do
ano é a via Aedes Egipts 8b que fica no morro do Finder em Joinville SC. Neste feriado de “Dia das Crianças” fomos dar um treininho, encontrei o meu parceiro Sabiá e o Conquistador da via e broder Daniel Casas lá na ativa. Parabéns ao Sabiá que ganhou seu presente de dia das crianças, mandando a Aedes de primeira e ao Daniel por abrir uma linha que desde 1996 vem a acrescentar no nível de escalada de Joinville.

Fotos: Dani Casas
Fonte: www.ecosdamontanha.blogspot.com


                                             Sabiá na atividade
                                             Visual da pedra do Caetano
                                            Izabela na via Balcão 6+
                                           Eu na via Balcão 6+

Mais Detalhes sobre o morro do finder:
www.ecosdamontanha.blogspot.com"

 

                                       


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mensagem de Buda para Todos!!!

Salve Galera. Neste domingo que passou estávamos cultuando a natureza quando resolvemos tirar uma carta de um livro de Buda para todos que estavam presentes. A mensagem foi forte e significativa para quem estava naquele momento e à todos que se identificarem com a mesma:

É DOCE VIVER ARDUAMENTE, E DOMINAR A SI MESMO!!
A VIDA É BASICAMENTE INSEGURA. SOMENTE A MORTE É SEGURA. ”SEGURO DE VIDA” É UMA ESPÉCIE DE CONTRADIÇÃO; SÓ PODE HAVER SEGURO DE MORTE. A VIDA É UMA AVENTURA, IMPREVISÍVEL. ASSIM A PESSOA TEM DE VIVER ARDUAMENTE. A VIDA É PERIGOSA; SOMENTE A MORTE É SEGURA. ASSIM, AS PESSOAS QUE QUEREM VIVER PROTEGIDAS MORREM ANTES DA CHEGADA DA MORTE, AS PESSOAS QUE QUEREM VIVER SEM NENHUM PERIGO NÃO VIVEM ABSOLUTAMENTE.
VIDA SIGNIFICA PERIGO, VIDA SIGNIFICA RISCO. VIDA SIGNIFICA IR SEMPRE DO CONHECIDO PARA O DESCONHECIDO, DE UM PICO A OUTRO, SEMPRE ESCALANDO PICOS QUE NÃO TINHAM SIDO ESCALADOS ANTES, SEMPRE SE MOVENDO EM MARES NUNCA ANTES NAVEGADOS SEM NENHUM MAPA, NENHUM ROTEIRO.
SOMENTE ENTÃO VOCÊ VIVE EM EXTASE, E SOMENTE ENTÃO VOCÊ SABE O QUE A VIDA É.
VIVENDO PERIGOSAMENTE, A PESSOA TORNA-SE ÍNTEGRA. VIVENDO UMA VIDA DE INSEGURANÇA, A PESSOA PASSA PELO FOGO E TORNA-SE OURO PURO.  O ÚNICO MEIO DE SE TORNAR UM MESTRE DE SI MESMO É ENTRAR NO DESCONHECIDO DESTEMIDAMENTE, OU A DESPEITO DE TODOS OS MEDOS. BUDA CONVIDA-O PARA UMA VIDA ÁRDUA.

Nós não estamos vivendo arduamente. Nós não estamos tentando escalar novas montanhas, novos cumes. Nós ficamos mais interessados no conforto, na segurança, na proteção. Buda diz: É doce viver arduamente.
Você alguma vez se divertiu escalando uma montanha? É difícil. Você transpira, a respiração fica difícil, você fica cansado. E então você chega ao pico ensolarado e se deita na grama... – e que relaxamento e alegria brota do seu ser! O silêncio do pico e a árdua escalada, você chegou; e a alegria de chegar! Você poderia ter sido deixado ali por um helicóptero, mas, nesse caso, teria sido confortável.
Edmund Hillary poderia ter chegado ao pico do Everest de helicóptero, mas nesse caso, não haveria nenhuma conquista. Teria sido mais fácil, e ele tentou do modo mais difícil. E escreveu: Eu jamais havia conhecido tamanha bem aventurança. Quando cheguei ao pico, eu estava sozinho, o primeiro homem no Everest. Ninguém havia visto o céu daquele ponto. Foi puro êxtase. Ele dançou.
Mais cedo ou mais tarde, os ônibus estarão indo ate lá e os hotéis estarão La, e os cinemas, e aquilo vai ficar muito confortável. Não espere sentir o mesmo êxtase que Edmund Hillary sentiu, embora você estará  ali de pé no mesmo lugar. Você parecerá um bobo, não entenderá porque Hilary dançou, não haverá motivo para tanto. Por toda volta, haverá hotéis e centros de informação para turistas, guias e tudo estará ali, disponível. O mundo todo estará ali. Você não entenderá o porque de Hillary ter gargalhado, ter se divertido tanto, você não sentirá nenhuma dança.
A vida é alegria somente quando você vive sem artifícios, quando você a vive em todo seu estado selvagem, quando você a vive naturalmente, espontaneamente. Sim, fatalmente haverá dificuldades, fatalmente haverá perigos, mas eles fazem parte da vida e sem eles, a vida não será vida absolutamente. Esse é o único modo de dominar a si mesmo....
_____________________________________________________________________________
Muita paz amor em nosso caminho...
NAMASTÊ!!


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Princípios de Conduta em Ambientes Naturais

Hoje, milhares de pessoas procuram ambientes naturais, como parques e outras áreas naturais protegidas, para atividades de lazer, que vão desde um simples passeio até a prática de esportes de natureza como caminhadas, montanhismo, canoagem, exploração de cavernas, mergulho e muitas outras.

Na maioria destes locais a natureza é frágil e precisa ser tratada com cuidado. Lembre-se que nestas áreas é impossível realizar trabalhos de limpeza e conservação da forma como acontece nas cidades. Portanto, a proteção destes locais depende muito do comportamento dos visitantes.

Você pode evitar o impacto da poluição e da destruição das áreas que freqüenta. É só seguir algumas regras simples como:

Planejamento é fundamental



  • Entre em contato prévio com a administração da área que você vai visitar para tomar conhecimento dos regulamentos e restrições existentes. Informa-se sobre as condições climáticas do local e consulte a previsão do tempo antes de qualquer atividade em ambientes naturais;





  • Viaje em grupos pequenos de até 10 pessoas. Grupos menores se harmonizam melhor com a natureza e causam menos impacto. Evite viajar para as áreas mais populares durante feriados prolongados e férias.

    Você é responsável por sua segurança





  • O salvamento em ambientes naturais é caro e complexo, podendo levar dias e causar grandes danos ao ambiente. Portanto, não arrisque sem necessidade;





  • Calcule o tempo total que passará viajando e deixe um roteiro de viagem com alguém de confiança, com instruções para acionar o resgate, caso necessário;





  • Avise a administração da área que você está visitando sobre: sua experiência, o tamanho do grupo, o equipamento que vocês estão levando, o roteiro e a data esperada de retorno. Estas informações facilitarão o seu resgate em caso de acidente;





  • Aprenda as técnicas básicas de segurança, como navegação (como usar um mapa e uma bússola) e primeiros socorros. Para tanto, procure os clubes excursionistas, escolas de escalada etc. Tenha certeza de que você dispõe do equipamento apropriado para cada situação. Acidentes e agressões à natureza em grande parte são causados por improvisações e uso inadequado de equipamentos.

    Leve sempre: lanterna, agasalho, capa de chuva e um estojo de primeiros socorros, alimento e água, mesmo em atividades com apenas um dia ou poucas horas de duração.





  • Caso você não tenha experiência em atividades recreativas em ambientes naturais, entre em contato com centros excursionistas, empresas de ecoturismo ou condutores de visitantes. Visitantes inexperientes; podem causar grandes impactos sem perceber e correr riscos desnecessários.

    Cuide das trilhas e dos locais de acampamentos





  • Mantenha-se nas trilhas pré determinadas – não use atalhos que cortam caminhos. Os atalhos favorecem a erosão e a destruição das raízes e plantas inteiras;





  • Mantenha-se na trilha mesmo se ela estiver molhada, lamacenta ou escorregadia. A dificuldade das trilhas faz parte do desafio de aproveitar a natureza. Se você contorna a parte danificada de uma trilha, o estrago se tornará maior no futuro;





  • Acampando, evite áreas frágeis que levarão um longo tempo para se recuperar após o impacto. Acampe somente em locais pré estabelecidos, quando existirem. Acampe a pelo menos 60 metros de qualquer fonte de água;





  • Não cave valetas ao redor de barracas, escolha melhor o local e use um plástico sob a barraca. Bons locais de acampamento são encontrados, não construídos. Não corte, nem arranque a vegetação, nem remova pedras ao acampar.

    Traga seu lixo de volta





  • Se você pode levar uma embalagem cheia para um ambiente natural, pode trazê-la de volta;





  • Ao percorrer uma trilha, ou sair de uma área de acampamento, certifique-se de que elas permaneçam como se ninguém houvesse passado por ali. Remova todas as evidências de sua passagem. Não deixe rastros;





  • Não queime, nem enterre o lixo. As embalagens podem não queimar completamente, e animais podem cavar até o lixo e espalhá-lo. Traga todo o seu lixo de volta com você;





  • Utilize as instalações sanitárias que existirem. Caso não haja instalações sanitárias (banheiros) na área, cave um buraco com quinze centímetros de profundidade a pelo menos 60 metros de qualquer fonte de água, trilhas ou locais de acampamento, em local onde não seja necessário remover a vegetação.

    Deixe cada coisa em seu lugar





  • Não construa qualquer tipo de estrutura. Não quebre ou corte galhos de árvores;





  • Resista a tentação de levar “lembranças” para casa;





  • Tire apenas fotografias, deixe apenas leve pegadas e leve para casa apenas suas memórias.

    Não faça fogueiras





  • Fogueiras matam o solo. Para cozinhar, utilize um fogareiro próprio para acampamento. Para iluminar o acampamento, utilize um lampião ou uma lanterna;





  • Se você realmente precisa ascender uma fogueira, utilize locais previamente estabelecidos e semente se as normas da área permitirem. Mantenha o fogo pequeno, utilizando apenas madeira morta e tenha absoluta certeza de que sua fogueira está completamente apagada antes de abandonar o local.

    Respeite os animais e as plantas





  • Observe animais a distância. A proximidade pode ser interpretada como uma ameaça e provocar um ataque. Além disso, animais silvestres podem transmitir doenças graves;





  • Não alimente animais e não retire flores e plantas silvestres.

    Seja cortês com outros visitantes





  • Ande a acampe em silêncio. Deixe os animais domésticos em casa. Cores fortes como o branco, azul, vermelho ou amarelo, devem ser evitadas, pois podem ser vistas a quilômetros e quebram a harmonia dos ambientes naturais;





  • Colabore com a educação de outros visitantes, transmitindo os princípios de mínimo impacto sempre que houver uma oportunidade.

  • www.webventure.com.br




  • sábado, 9 de outubro de 2010

    Brasileiros conquistam maior via do Espírito Santo

    Os escaladores Oswaldo Baldin, Paulo Henrique Munhoz, Marcos Palhares e Hermes Pereira completaram mais um desafio na última semana. Os brasileiros conquistaram uma via de 800 metros na Pedra Paulista, em Itaguaçu (ES), considerada a maior do estado.

    Os montanhistas precisaram de duas investidas para completar a subida. “Superou absurdamente nossas expectativas, tanto no quesito extensão de via, quanto a fatos de achar que seria uma linha fácil e rápida de se conquistar. Tudo um grande engano, o que gerou o nome da via: Nada é o que parece ser”, contou Baldin.

    A via foi formada em uma linha toda em livre e em agarras e cristais, e protegida em chapas e com paradas duplas. A pesar de ter dado trabalho aos escaladores, o grau médio da via é em 4º, com algumas enfiadas com lances de 5º.

    “Uma escalada que nos exigiu bastante na parte física e psicológica, mas que se resultou em algo extremamente gratificante. É incrível o poder do quanto a montanha tem a nos ensinar”, disse Baldin, que afirmou que a via é uma boa pedida para quem quer curtir uma longa escalada em um dia inteiro na montanha.
    Fonte: www.altamontanha.com.br


    http://www.youtube.com/watch?v=jfV_FXH42Kw&feature=player_embedded#!

    quarta-feira, 6 de outubro de 2010

    Cactus Camisetas Personalisadas

    Salve Galera. Antes de nada quero convidar todos a participarem do Festival de escalada em Boulder.
    Que vai rolar no dia 15/10/2010 na academia One Escalada. Vai ser a inauguração do Setor de boulder e
    vou postar as fotos do evento mais pra frente. Recados a parte, venho publicar o trabalho de um amigo meu montanhista das antiga, que abriu uma empresa de Serigrafia a Cactus Camisetas. Você confecciona a camiseta como quiser, e garanto que o trabalho é de primeira. Apaixonado pelas montanhas da região, o cara fez camisetas com estampas de alguns picos mais famosos como Crista,Castelo e Pelado.

    Conheça Alguns trabalhos da Cactus, são diversas estampas:
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5999706807605463948



    terça-feira, 5 de outubro de 2010

    Yôga e Escalada

    Nos dias atuais com o avanço da tecnologia, muitos métodos de treinamentos para escalada foram criados.Sendo assim venho destacar a importancia que o Yoga tem para complementar o treinamento dos escaladores. A palavra Yôga vem de União, neste caso a união entre corpo e mente que temos que ter quando estamos em apuros na rocha.
    Essa filosofia cujo nome se denomina Yôga (união), é muito praticado por esportistas em geral, por proporcionar flexibilidade, alongamento, tônus muscular, equilíbrio, etc. Gosto muito de comparar a escalada ao Yôga porque uma das características do Yôga Antigo, é ter agregado uma filosofia naturalista o que se assemelha muito com a proposta da escalada em conviver junto a natureza se identificando com ela quando se está em uma montanha ou até mesmo em uma falésia ou em algum setor de boulder, etc.
    Resumidamente o Yôga contribui para dominar o equilíbrio corporal e mental e seus beneficios são extremamente importantes no montanhismo e escalada.

    Locais Recomendados a Praticar Hatha Yôga em Jlle:

    Espaço Semente de Luz - Itaum
    Casa de Yoga Shanti Om - Anita Garibaldi
    Academia Matusa Bujutso - Centro
    Yoga no Parque Zoobotânico (aberto ao público todos domingos)






    Namastê e Boas Escaladas

    segunda-feira, 4 de outubro de 2010

    Academia One Escalada

           Em uma cidade que quase não chove como Joinville, os escaladores tem que buscar alternativas para manter um treinamento constante. Uma dessas alternativas é a Academia One Escalada, um espaço para treinamento semanal onde é oferecido treinamentos personalizados, escaladas para crianças e cursos de técnicas de escalada em rocha.A academia oferece diversas vias, cada uma com caracteristicas diferentes das outras. A escalada indoor além de um excelente exercício físico e mental proporciona ao participante o primeiro contato com o esporte, um importante passo para as saídas para a escalada na rocha. Este é o diferencial, você conhece gente nova para agendar futuras escaladas, entra em forma durante a semana e conhece as técnicas do esporte, estando sempre em dia com a segurança e as novidades da escalada. A ONE escalada é composta por dois instrutores todos com experiência em montanha, escalada em rocha e indoor.
         Traga a família e entre em forma se divertindo, superando limites e aumentando sua qualidade de vida com segurança e responsabilidade venha visitar o espaço e faça uma aula experimental de graça.

    Boas escaladas...





    http://www.youtube.com/watch?v=mXhFHLGCjo0

    domingo, 3 de outubro de 2010

    Equipe Peabiru.

    Esta é uma iniciativa de algumas pessoas muito interessadas em montanhismo e esportes de aventura.

    Somos de Joinville - SC, e praticamos montanhismo e bike frequentemente, pelas montanhas de Joinville e regiao, e Paraná.

    Estamos abertos para novos convites para conhecer outros lugares, novas aventuras, e diferentes práticas esportivas.

    Um dos nossos objetivos é divulgar estas práticas esportivas para diferentes pessoas e estilos, e permitir que novas pessoas desfrutem do prazer que é estar nas montanhas.

    Esperamos novos integrantes a Equipe, e todos estao convidados!

    Idéias, sugestoes, convites, etc... Entrar em contato por este perfil do orkut, ou pelo e-mail peabiru1@gmail.com .

    Para saber mais sobre nossos planos e discussoes entre na comunidade abaixo:

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=92374945
    Nesta mesma comunidade podemos conversar sobre viagens, e a opçao de um  trocar informaçoes e ajuda com o outro. Sobre onde ficar, etc.
    Sintam-se a vontade para postar no fórum!


    Bons ventos a todos!

    sábado, 2 de outubro de 2010

    Início da Caminhada!!!

    Salve Salve galera da aventura.
    Esse blog foi criado com o intuito de conciliar historias, relatos, comentários dos aventureiros em suas trips. E com isso divulgar o montanhismo e escalada
    Para que com eles venham junto o respeito aos ambientes naturais e seus valores. Essa será a primeira postagem de muitas outras que virão, vou fazer comentários semanais
    Sempre visando valorizar o montanhismo e escalada em Joinville e região e valorizar
    Os recursos naturais da qual somos Donos.


    Alecsandro Urbano